quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Telejornal Laboratório da Tuiuti completa dois anos no ar


O programa TUIUTI VÊ CURITIBA (TVC) comemora em novembro 2 anos de exibição semanal na CWBTV. A data foi comemorada numa edição pra lá de especial trazendo ao estúdio convidados que fazem e fizeram parte da história do telejornal laboratório. Estiveram presentes alunos, ex-alunos, professores, coordenadores e ex- coordenadores.

Em clima de festa e reencontros os participantes falaram um pouco de suas trajetórias no TVC e do respeito que adquiriram pelo programa. Segundo a estudante do 7º período de Jornalismo e produtora do programa Danielle Mengarda, a proposta foi reunir os ex-participantes e as pessoas envolvidas para falar um pouco do que vivenciaram, o que aprenderam no TVC e saber se hoje estão atuando no mercado de trabalho.

Marc Sousa, ex-aluno e repórter da Rede Massa, relembrou a apresentação do primeiro TVC gravado com a presença do então prefeito Beto Richa. “Daqui a dez, vinte anos, vou lembrar que minha primeira entrevista de verdade foi gravada aqui no TVC” afirma.

A diretora do TVC, Sandra Nodari, comemorou a presença de todos os alunos e profissionais. “Foi um reencontro de todos os estudantes de Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade que participaram da criação do TVC. Foi ótimo reunir todos num programa em que cada um gravou sua mensagem de carinho ao programa”, comenta.

Willi Schunemann, estudante do 8º período de Jornalismo e apresentador do Tuiuti Vê Curitiba, explica que o TVC foi importantíssimo na formação do aluno “Pelo fato de que os acadêmicos podem ter acesso à realidade do que é e como se faz televisão. Desde entrevistas, pautas, matérias, tudo muito legal”. Para ele, o trabalho mais importante foi a intervenção cultural que o programa causou na cidade, “O TVC se apropriou de um espaço na rua para divulgar cultura e conceitos”.

“Aqui os alunos de jornalismo vivenciam o dia a dia do jornalista. Serve como uma vitrine e um ambiente de aprendizado. Este é um programa que tem outro modo de ver Curitiba. É uma ambiente de se criar linguagens e coisas diferentes para por na televisão”, explica a Coordenadora do Curso de Comunicação, Ana Paula Rosa.

A estudante Aline Vonsovicz afirma que "Experiência única que o TVC me trouxe. Participar no Tuiuti Vê Curitiba só me faz acreditar na essência do jornalismo. Ali aprendi a fazer jornalismo de maneira certa, com as dificuldades do mercado de trabalho, mas também as com alegrias de se trabalhar em equipe. Parabéns ao TVC pelos seus dois anos. Continue assim, pois é a experiência que todos os alunos de comunicação da UTP deveriam ter”.

O programa é exibido na CWBTV, canal 5 da Net e 72 da TVA, aos sábados, às 17h30. A edição em comemoração aos dois anos de TVC pode ser assistido em: http://www.cwbtv.net/video/tuiuti-ve-curitiba-13112010/ e www.youtube.com/sandranodari .



Nenhum comentário: